quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cursitas: Lucimene Rios Ferreira


Tutora: Vanja

Turma 3

Unidade: 2 Internet, Hipertexto e Hipermídia

Campo Grande, 09 de junho de 2010

“O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado. O filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação e criador de ambos os termos escreveu:

A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto)

O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Na realidade escolar o uso do hipertexto funciona de forma eficaz nas ferramentos dos programas oferecidos na sala de informatica (STE), no qual o aluno busca mecanismos para construir e colaborar o conhecimento adquirido no processo ensino/aprendizagem.

Além da busca dos links, a produção de portfolios com o uso de aplicativos como imagens, vídeos e outros, favorecem o aperfeiçoamento do conhecimento tornando as aulas mais atrativas própria da característica do hipertexto, sendo a Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em rede; Transitoriedade;Organizaçãomultilinear.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Etimologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário